Início ArtigosHistória A história dos videogames

A história dos videogames

O mercado de games vem crescendo a cada dia e atraindo cada vez mais pessoas para essa forma super legal de se divertir. Com o passar do tempo os games foram evoluindo e ficando cada vez melhores e com mais recursos. Então veja nesse post um resumão de toda essa história até os dias de hoje.

O primeiro game da história.

Há um grande debate na comunidade para decidir qual foi realmente o primeiro game da história, mas o que tudo indica é que o primeiro game ou sistema que possibilitou tudo isso é o Cathode Ray Tube Amusement Device ou Missile Simulator de 1947, que era um simulador de mísseis inspirado nos radares da segunda guerra mundial. (é difícil encontra informações ou imagens desse game na internet.)

computador onde o game foi feito
Foi nesse computador que o game foi feito.

Durante um bom tempo vários protótipos de games foram inventados por varias pessoas. Até que especialmente em 1958 foi criado o famoso game Tennis for Two, que por muitos é considerado como verdadeiro primeiro game já criado; e que com certeza foi o primeiro game multiplayer.

Ele foi criado por um senhor chamado William Higinbotham, ele também e conhecido como pai dos vídeo games, ele criou o game modificando o sistema de um osciloscópio, que é um aparelho que mede sinais elétricos e eletrônicos.

Game Tennis for Two funcionando
Game Tennis for Two funcionando.

O primeiro aparelho de videogame e início da primeira geração.

Em agosto de 1972 a Magnavox lança o primeiro aparelho de vídeo game domestico da história, o Odyssey e assim dando início oficialmente a primeira geração de consoles, que durou de 1972 a 1977, o Magnavox Odyssey vendeu 330 mil unidades, e foi o primeiro a lançar o game Pong.

Vídeo game Magnavox Odyssey
Vídeo game Magnavox Odyssey.

A segunda geração e seus jogos.

Principais consoles: Atari 2600, Magnavox Odyssey 2, ColecoVision.

A segunda geração durou de 19781983 e o videogame mais marcante com toda certeza foi o Atari 2600, que vendeu 30 milhões de unidades. Apesar dos consoles já serem 8-bits, o sistema ainda não era totalmente aproveitado, alguns dos principais games dessa geração foram: Donkey Kong, Pac Man e Space Invaders.

os 3 principais jogos da geração
Donkey kong, Pac Man, Space Invaders.

A terceira geração e seus jogos. (A era 8-bits)

Principais consoles: NES, Sega Master System, Atari 7800.

Na terceira geração o sistema 8-bits foi totalmente aproveitado, por isso é conhecida com A era 8-bits. O vídeo game mais popular foi o NES da empresa Japonesa Nintendo, que vendeu 60 milhões de unidades.

Nessa geração começa a ficar cada vez mais evidente a corrida das empresas para trazer jogos mais bonitos e complexos. A terceira geração durou de 19831992 e alguns dos principais games foram: The Legend of ZeldaMega ManSuper Mario Bros.

Games da terceira geração
The Legend of Zelda, Mega Man, Super Mario Bros.

A quarta geração e seus jogos.

Principais consoles: Super NintendoNeo GeoMega Drive.

Na quarta geração a briga por hardware cada vez melhores se iniciou e ficou a todo vapor desde então; com processadores de 16-bits os jogos começavam a ficar cada vez mais longos, complexos e bonitos.

A empresa Japonesa Nintendo continuo o seu domínio nos videogames com o Super Nintendo, que vendeu 49 milhões de unidades, nessa época também os portáteis começaram a ficar populares, em especial o Game Boy e o Atari Lynx.

A quarta geração durou de 19871996 e alguns dos games mais populares dessa geração foram: Super Mario World, Sonic the Hedgehog e Final Fantasy V.

games da quarta geração
Super Mario World, Sonic the Hedgehog, Final Fantasy V.

A quinta geração e seus jogos.

Principais consoles: PlayStation, Sega Saturn, Nintendo 64.

A quinta geração foi marcada pelo início da utilização em massa da mídia digital como principal mídia para os videogames; depois de uma negociação fracassada de parceria entre a Nintendo e a Sony, a Sony decide criar seu próprio console com mídia digital o PlayStation, já a Nintendo insistiu em usar os cartuchos no Nintendo 64, permitindo que o PlayStation chamasse muito mais atenção.

Por isso o PlayStation foi o vídeo game mais importante dessa geração Vendendo 104,25 milhões de unidades. Já nos portáteis a Nintendo continua com seu domínio com novas versões de seu famoso Game Boy (Pocket, Light e Color), também nessa geração os PCs começam a ser tornar populares e viáveis para rodar jogos. Essa geração durou de 19931999; e alguns dos principais jogos foram: Final Fantasy VII, Metal Gear Solid e Crash Bandicoot.

games da quinta geração
Final Fantasy VII, Metal Gear Solid, Crash Bandicoot.

A Sexta geração e seus jogos.

Principais consoles: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Microsoft Xbox.

Na sexta geração a Sony se consolida no mercado de vídeo games com seu poderoso PlayStation 2, que usava uma nova mídia o DVD. O PlayStation 2 é um dos Vídeo games mais importantes da história, sendo o mais vendido até hoje com mais de 155 milhões de unidades vendidas. Também é o mais pirateado da história.

Já a Nintendo viu o inicio de sua queda como protagonista da indústria com o Nintendo GameCube, mesmo sendo mais poderoso que seu concorrente e tendo compatibilidade com o portátil Game Boy Advance, e muitos games exclusivo, foi graças a sua mídia exclusiva anti-pirataria, seu valor mais elevado e a dificuldade para desenvolver jogos pra ele, que fez com que o GameCube fosse o Vídeo game menos vendido da Nintendo.

Em quanto a Sega sai do mercado de consoles a Microsoft entra com o Xbox, que mesmo trazendo vários bons exclusivos e algumas funcionalidades do PC, não foi um sucesso, vendendo menos até que o GameCube. Essa geração também marco o início da conexão com a internet, mais ainda não era muito popular.

Já nos portáteis a Nintendo mantém sua liderança isolada com o Game Boy Advance. A sexta geração durou de 19982004 e alguns de seus principais jogos foram: Final Fantasy X, God of War II e GTA San Andreas.

games da sexta geração
Final Fantasy X, God of War II, GTA San Andreas.

A sétima geração e seus jogos.

Principais consoles: Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii.

Na sétima geração a guerra ficou acirrada entre as 3 potencias dos vídeo games; e a briga por hardware mais poderosos fico intensa entre Microsoft e a Sony.

A Nintendo decidiu apostar na inovação do gameplay ao invés de um console mais potente, com isso dando mais atenção aos jogadores casuais; seus jogos mais calmos e sem violência era perfeito para se joga em família, e seu controle inovador com sensor de movimento foi muito bem recebido pelos consumidores, o seu baixo custo também foi importante para que o Nintendo Wii fosse o mais vendido dessa geração com 101.44 milhões unidades vendidas.

A sony com seu poderoso PlayStation 3 esperava ter o mesmo sucesso de venda do PS2 o que não conseguiu, vendendo cerca de  86 milhões de unidades.

Já o Xbox 360 mesmo vendendo cerca 85.94 milhões de unidades pouco menos que o PS3, acabou sendo mais popular em muitos países principalmente no Brasil graças ao seu desbloqueio que possibilitava a pirataria de seus jogos.

Nos portáteis a Nintendo mantem sua liderança Soberana com seu inovador e incrível Nintendo DS, se tornando o portátil mais vendido da Historia com 154,88 milhões unidades vendidas (todas as versões), e também sendo o segundo aparelho de videogame mais vendido do mundo só perdendo pro PS2.

A Sony também entra na briga dos portáteis com o PSP, mas não conseguiu chega perto do seu concorrente. A sétima geração durou de 2004–2011, e alguns dos seus principais jogos foram: The Elder Scrolls V: Skyrim, The Last of Us e Grand Theft Auto IV.

Games da sétima geração
The Elder Scrolls V: Skyrim, The Last of Us e Grand Theft Auto IV.

Presente.

Atualmente a guerra das empresas por vídeo games mais potentes e gráficos melhores continua, deixando um pouco de lado a inovação na gameplay. O (PlayStation 4) vem dominado o mercado graças aos seus ótimos exclusivos. Já o (Xbox One) mesmo tendo o nível de potencia igual ao (PS4) deixa a desejar em seus exclusivos, nenhum deles trouxe quase nada de novo alem de maior potencia.

A Nintendo tentou inovar com o (Wii U) tendo um novo controle-tablet que prometia inovar na game play, mais foi mal nas vendas e não agradou muito; e agora em 2017 a empresa Japonesa lançou o (Nintendo Switch), que é uma fusão de console domestico com um portátil, e tem varias funcionalidades, e para emplacar o Switch a Nintendo ta investindo pesado em games exclusivos.

Nos portáteis a Nintendo continua imbatível com o (Nintendo 3DS) e suas outras versões. Já a Sony fracassa com seu (PlayStation Vita), graças a falta de bons jogos exclusivos para portátil da Sony, sendo até chamado por alguns críticos de peso de papel. (Como a geração ainda não acabou não a jogos para por em destaque.)

1 comentário

Daniel de Araújo agosto 5, 2017 - 10:40 pm

Adorei o seu primeiro post, muito instrutivo e com varias curiosidades interessantes. Mal posso esperar para a próxima postagem.

Responder

Deixe um comentário